Páginas

Pesquisar

sábado, 22 de junho de 2013

Entre protestos e gols, Brasil fica em 1º e vai para semifinal

A seleção brasileira venceu o terceiro jogo seguido e classificou-se para a semifinal da Copa das Confederações. Desta vez, a “vítima” foi a Itália e o placar até um tanto exagerado: 4 a 2. Os gols foram de Dante, Neymar e Fred (2), que desencantou finalmente. Outra vez, aconteceram manifestações em Salvador e também em Belo Horizonte.

Os pontos negativos dentro de campo foram os erros de marcação da zaga nacional, mas pior ainda falhas da arbitragem. No gol de Dante, por exemplo, havia impedimento claríssimo; no de Fred, também. No segundo da Itália, juizão apitou pênalti antes de o jogador da Azurra tocar para as redes de Júlio César

Fora do estádio, manifestações aconteceram e foram reprimidas pela polícia. Pior mesmo foram os protestos em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde cerca de 100 mil pessoas queriam se aproximar do Mineirão. Aconteceram confrontos e depredações. E o México venceu o Japão por 2 a 1. As duas seleções apenas cumpriram tabela. Foram desclassificadas da competição. Agora, Brasil e Itália esperam a definição dos próximos adversários nas semifinais: Espanha, Uruguai ou Nigéria.

Fred e Neymar decidem para o Brasil


A seleção brasileira alternou bons e maus momentos diante da Itália, mesmo assim conseguiu uma vitória consistente com destaque para Fred. Inspirado na área, o atacante fez dois dos quatro marcados contra os italianos. Neymar, autor de um belo gol de falta, foi substituído por Bernard aos 25 minutos do segundo tempo, mas esteve bem enquanto em campo. Por outro lado, Oscar foi mal, muito mal; talvez a pior partida dele com a camisa da seleção. Pior que o meio-campista brasileiro foi a arbitragem. Dante estava em impedimento no primeiro, e Fred no quarto gols brasileiros. No gol italiano, o uzbeque Ravshan Irmatov apitou pênalti de Dante em Balotelli e na sequência do lance validou o gol de Chiellini. Outra falha foi um pênalti não marcado novamente de Dante em cima de Balotelli. Tem muito árbitro que faz vistas grossas para os agarrões tão comuns na área, um erro afinal segurar o adversário é falta em qualquer parte do campo.

Agora é esperar a definição do confronto das semifinais. A lógica acena com o Uruguai no caminho brasileiro. É esperar pra ver.