Páginas

Pesquisar

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Eis o dilema: Espanha ou Holanda?

Quem sabe de futebol está mais do que cansado de saber que prever resultados, dar palpites ou apostar em bolões nunca teve lá muita lógica. Os adivinhões de quaisquer plantões têm sido derrubados através dos tempos. Vai daí, fazer previsões após o sorteio dos grupos da Copa do Mundo é um exercício arriscado.

Grupo A para 2014, por exemplo, pode representar alguma aparente facilidade para a seleção brasileira? Não é bem assim, não… De cara, a Croácia, hoje décima sexta colocada no ranking da Fifa. Sua posição é superior à da Russia e melhor também que a da França. Está mais bem classificada que o México, também do grupo. Dá para ganhar, mas não será de véspera, lógico. Já Camarões realmente não é perigo maior à vista. Aos otimistas mais exagerados, o que se recomenda é frieza. Que o tempo corra sem euforia descabida.

Evidente que a seleção brasileira precisa, mas precisa realmente muito terminar na frente na classificação após os tres primeiros compromissos. Pela simples razão de que, nas oitavas de final, o jogo seguinte poderia nos colocar logo diante da Espanha. Sendo o melhor do A, a galera tem mais é que torcer para os campeões mundiais também liquidarem a primeira fase na frente de Holanda, Chile e Australia. Os dois se evitariam apenas desde que qualificados na mesma posição, primeiro ou segundo. Seria uma decepção (como que um castigo para as duas seleções e para a própria competição) se Brasil e Espanha se encarassem tão cedo.

De todo jeito, a alternativa também será problemática. Mesmo escapando do confronto indesejável, a seleção nacional terá que enfrentar a Holanda. Inevitável. Mas, para time que quer ser campeão do mundo, não tem essa de escolher adversário.