Páginas

Pesquisar

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Dever cumprido contra Porto Rico

A seleção masculina conseguiu o que queria contra Porto Rico e nem precisou se esforçar muito para isso. O Brasil venceu neste domingo por 3 sets a 0 (pena que nem todo mundo viu pela TV, somou os seis pontos em casa e agora viaja mais tranquila para encarar Estados Unidos e Polônia fora de casa

Mais uma vez, o jogo foi fácil e a superioridade do Brasil foi clara. Mas, mesmo contra o lanterninha da chave, deu para ver alguns bons aspectos. No sábado, como disse por aqui, a seleção começou devagar, ainda errando muito, mas fez um ótimo segundo set. Dessa vez, eles finalmente entraram com força máxima e logo venceram o primeiro set por 25 a 10. Depois, acabaram relaxando um pouco, o que é normal contra um rival simples, mas não tiveram problemas para fechar a partida

Mas por que o Brasil começou melhor? Porque o saque funcionou desde os primeiros pontos. Todo mundo fez o seu papel. Quem tinha que forçar, sotlou o braço, como Lucão ou Giba. E também teve gente que usou o saque tático, como Marlon. Ou seja, a seleção variou o serviço, prejudicou o passe rival e conseguiu se impor no bloqueio. Além disso, se armou e usou os recursos no ataque. Até Marlon atacou! Pronto, essa é uma ótima fórmula para vencer, seja um rival simples como Porto Rico ou um mais complicado. Não foi a toa que muitos atletas disseram que esse foi o melhor da Liga

E Bernardinho fez bem em colocar todo mundo em quadra. Marlon, Théo, Sidão, Thiago Alves, e João Paulo Bravo, que geralmente não estão entre os titulares no começo dos jogos (Bravo foi titular nos primeiros jogos, mas deve perder a vaga para Giba e, por isso, está nessa lista) tiveram chances de mostrar o que sabem ao técnico e ganhar ritmo de jogo. E em uma partida mais simples, é isso que deve ser feito: colocar todos para jogar!

É difícil “medir” o nível do Brasil neste momento porque, segundo Serginho, Porto Rico não veio para jogar. Mas dá para se animar com a melhora no saque e na agressividade. Agora é esperar os jogos lá fora.

MURITRI

Foi a terceira conquista de Libertadores pelo Santos. Houve momentos em que parecia que não ia dar. Mas deu sim. E essa molecada sobe de patamar. Neymar, com apenas 19 anos, vai acumulando títulos. Ganso jogou um futebol lindo, para quem estava parado há tanto tempo. Arouca foi o melhor do jogo e a diretoria do Santos, com sua forma revolucionária de administrar, merece todos os aplausos. Mas a minha homenagem vai para Muricy Ramalho. Nunca se entendeu direito a saída dele do São Paulo há três anos. O clube não conseguiu repor o técnico à altura e o presidente Juvenal Juvêncio ainda disse que o sucesso de Muricy devia-se à estrutura do São Paulo. E cada um seguiu a sua vida…

O São Paulo não ganhou mais nada, chegando a ficar fora da Libertadores depois de sete anos consecutivos. Enquanto isso, Muricy foi acumulando conquistas. Primeiro, um Brasileiro com estrutura zero, ou seja, com o Fluminense.

Aí pegou o Santos pendurado na Libertadores e na fase decisiva do Paulista. Apesar de uma série enorme de decisões foi passando e ganhou as duas competições. Para quem dizia que ele não era bom de mata-mata foi um considerável cala bola

Muricy ganhou três títulos com o São Paulo e sua decantada estrutura. E a estrutura ficou sem nada. O ser humano ainda é o mais importante. O carisma, o trabalho sério, a vontade de fazer tudo seriamente e com capacidade, sempre prevalecem.

São as lições da vida. Humildade, determinação e respeito, as armas do competente Muricy, falaram mais alto. Poucos torceram pelo Santos, além dos santistas, é claro. Mas, por certo, ninguém lamentou o título vencido por Muricy Ramalho. A injustiça no Morumbi só fez dele um profissional ainda maior. Meus respeitos, Muritri!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Os moleques do São Paulo

Fala, turma..

De volta ao blog e destaque ao novo time do São Paulo. O tricolor encarou o Ceará com um time cheio de jogadores que vieram da categoria de base. Carpegiani, mais uma vez, vai dormir tranquilo essa semana, porque além de ter conquistado mais três pontos, o técnico tricolor sabe que pode contar com todos os jogadores do elenco.
A molecada dominou o jogo e mostrou que tem muito gás para queimar neste campeonato. Por um outro lado, a cada rodada, eu noto que não há muito espaço para o futebol do Rivaldo.
Tempos atrás, me questionava o do porque o Carpa, só colocava o Rivaldo nos minutos finais. Depois deste final de semana, realmente constatei que na velocidade que o time vem jogando, fica impossível iniciar uma partida de um outro modo.

Marlos, homem do primeiro gol, vem melhorando suas definições e assistências. Lucas não fez a sua melhor partida, mas deixou o seu golaço no jogo.
Líder isolado com 15 pontos, a equipe são paulina tem um grande desafio pela frente. Nos próximos meses, deixar seu futebol no mesmo nível, já que Lucas vai para a Seleção principal, e Bruno Uvini, Casemiro, Willian José e Henrique vão para o Mundial sub-20