Páginas

Pesquisar

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Enfim, vai começar o Paulistão

Dezenove intermináveis rodadas.
Vinte times.
…VINTE!
E adivinha o que temos ao final da primeira fase do Campeonato Paulista?!
Cuidado pra não morrer de susto…

São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos nas quatro primeiras posições!
Quem diria, hem?…
A pergunta é: pra quê?!

Pra que essa fórmula longuíssima que mistura pontos corridos e mata-mata, com ênfase na primeira parte, que para os grandes não passa de um cumprimento de tabela?

Não dava mesmo para reduzir o número de clubes, pelo menos dividir em duas chaves, dois turnos, enfim, botar um temperinho nessa sopa de água com farinha?

O Campeonato Paulista, que pela força do interior, deveria ser o melhor e mais interessante do país, desta vez se superou na previsibilidade. Se já era difícil algum grande ficar de fora com quatro finalistas, que dirá com oito.

Enfim, vamos ver se Ponte Preta, Oeste, Mirassol e Portuguesa conseguem dar graça às quartas-de-final. Pela maior consistência e regularidade, os dois primeiros têm mais chances de surpreender.

Mas embora previsível até aqui, o campeonato pode ganhar um viés de injustiça daqui pra frente.

Porque o insólito regulamento prevê que em apenas um jogo, a Portuguesa – com 13 pontos a menos que o líder São Paulo – pode mandar a longa campanha de 19 jogos do Tricolor pra cucuia.

A situação até lembra o Brasileiro de 2002, quando o São Paulo teve os mesmos 13 pontos de diferença na primeira fase sobre o oitavo colocado, o Santos – que acabaria campeão.

A diferença é que ali pelo menos eram dois jogos, e o líder tinha consideráveis e justas vantagens: jogava por dois empates e com a segunda partida em casa.

Agora, num único dia infeliz e numa solitária derrota em 90 minutos, um time com bem mais pontos pode cair fora. Se acontecer, só virá coroar o mico da fórmula equivocada e datas mal utilizadas.

Mas se todos assinaram o regulamento, pra que discutir agora se é justo?
Sejamos apenas otimistas.
Antes tarde do que nunca, vai começar o Paulistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário